quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Morada dos Pássaros - Tori



Uma agradecimento especial para o ano de 2018, foram certamente muitos aprendizados. E como diz meu amigo Rildo Leite de Moraes, instrutor de Kyan-Pô sobre as diversas situações que vivemos "se não são Bênçãos, são Lições" e mesmo onde falhei consegui ensinamentos preciosos para minha evolução.

Que venha a passagem para 2019 e que aumentem as Bênçãos sobre todos nós com a inspiração do movimento do FENG (Vento) SHUI (Água) para Harmonização dos Ambientes em todos os níveis. 

A imagem que trouxe traz a representação do Torii, no FENG SHUI as portas também são importantes, assim como diversas tradições, pois trazem um significado profundo da entrada e saída de energias: na ligação entre Céu e Terra, entre exterior-interior nos espaços. 

Sobre a cor da imagem fiz vários testes (azul, verde, lilás) mas o amarelo venceu numa consulta que fiz, é a cor da PROSPERIDADE (ouro). Veja como uma simples escolha de uma cor através da lente do FENG SHUI traz informações a respeito de uma intenção.  A ideia do LUGAR QUÂNTICO é de conscientização, se isso fizer sentido para as pessoas, pois jamais poderá ser mecânico.   

O torii, também conhecido como tori (com apenas um i), é um símbolo japonês que, mais do que um ornamento arquitetônico, representa a abertura para um estado divino.

Simboliza a passagem do mundano para o sagrado. Por isso, é um portal que fica sempre à entrada dos templos sagrados do Xintoísmo, a religião tradicional japonesa.

https://www.dicionariodesimbolos.com.br/torii/



A PORTA PRINCIPAL é o LUGAR da entrada do CHI (Energia Vital) e tem que ter um cuidado  e atenção especial, é o espaço da guarda e proteção da troca de energias. Mesmo não sendo um LUGAR que permanecemos ele tem essa posição de destaque no trabalho energético.

É o ambiente da primeira impressão para quem chega no espaço e é o LUGAR do convite. Convide as boas energias para entrar na sua morada e afaste as energias ruins. O Feng Shui ajuda nessa conscientização, você pode usar um talismã para lembrar, um sino na porta, espelhos podem funcionar tanto na atração do CHI quanto da expulsão do SHA (energia envenenada).

Existem várias histórias sobre portas e portais bem interessantes de pesquisar, tem uma impressionante que é de um Tori de um templo Xintoísta de 400 anos , na fotografia abaixo, misteriosamente intacto, mesmo estando no epicentro da explosão atômica de Hiroshima.


Mistérios a parte, é muito bom a atravessar a porta e chegar em casa, muito bom é entrar num ambiente energizado, ou num ano novo cheio de energias positivas. Bom também é deixar de fora aquilo que não nos serve mais, aquilo que não queremos, por exemplo guerras internas. Temos informações, temos plenas condições de usar sejam as cores, sejam imagens, sejam objetos para nos alimentar de boas frequências e vibrações através da consciência que o FENG SHUI traz da importância da respiração e circulação do CHI (energia vital) nos ambientes. 

!!!!2019!!!!


Saudações. 

Gabriel Menna Barreto
Arquiteto e consultor

 http://www.lugarquantico.com.br/        

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Estúdio de Tatuagem - FENG SHUI

Fui chamada para prestar a consultoria de FENG SHUI quando esse amigo estava pensando em fazer uma mudança de sala.  A ele me levou para visitar a nova sala que ele iria alugar, o que por um lado não permitia um diagnóstico do preexistente acabou sendo mais propositivo nas soluções a serem adotadas.

Ele inicialmente queria usar as cores azul e laranja no estúdio de tatuagem em umas paredes que ele me mostrou, mas aplicando o BAGUÁ na planta baixa orientei ele no sentido inverso para equilibrar os elementos ÁGUA (KAN) e FOGO (LI).

Isso dentro do sistema faz toda a diferença: o surgimento vem do elemento ÁGUA, por isso alinhamos a porta de entrada por esse elemento que representa a MISSÃO (Carreira, Propósito, Trabalho); o elemento FOGO que representa o SUCESSO (Fama, Realização) é o apogeo. O primeiro é o INVERNO, o segundo o VERÃO, entre outras tantas significações que o sistema do FENG SHUI nos traz.

O BAGUÁ mapeia as áreas em planta para equilibrarmos os 5 ELEMENTOS (Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal) que as correspondem;  é claro que a a análise leva em conta alguns outros componentes espaciais imprescindíveis, tais como as alturas, formas, cores, e tudo que envolve os nossos sentidos perceptíveis e imperceptíveis.
A análise do ambiente utilizando o FENG SHUI  tem muitas nuances, no entanto tem o princípio simples do TAO (caminho) que busca o equilíbrio harmonico possível dos complementares YANG (criativo, masculino, luminoso, positivo e etc) e YIN (receptivo, feminino, obscuro, negativo e etc) que compõem todas as coisas.














Essa tradição milenar oriental nos traz para nossas ações no espaço a consciência do movimento da Energia Vital (CHI) que deve circular e respirar livremente para nossa saúde e bem estar, assim como nos nossos corpos.

FENG SHUI é literalmente traduzido como VENTO e ÁGUA, é um sistema que busca através de correlações quânticas ajudar na realização dos nossos sonhos e projetos.    

Saudações.
Gabriel Menna Barreto


http://www.lugarquantico.com.br/

Apartamento Guará - FENG SHUI

A Consultoria de FENG SHUI deste apartamento visa o desenvolvimento de projetos orientados por este sistema de origem milenar, anteriormente fiz uma consultoria do apartamento alugado para harmonizar o ambiente e no imóvel próprio o amigo buscou novamente essas aplicações.  


 O BAGUÁ é usado como mapa de orientação das 8 áreas (trigramas do I Ching) da nossa vida a serem desenvolvidas equilibradamente para nossa saúde e bem estar energético e físico.

Conforme as orientações são trabalhados os 5 ELEMENTOS de modo a garantir a circulação e respiração da Energia Vital (CHI) dentro do espaço, que representa, aspectos das polaridades YIN (receptiva, feminina) e YANG (criativa, masculina).

Além do mapeamento para as ações no espaço físico a técnica utiliza também,  afirmações, mentalizações e gestos para fazer as correlações da forma mais efetiva para realização dos nossos sonhos e projetos. 

Requer um comprometimento com a tomada de consciência para um constante aprendizado sobre nós mesmo e o ambiente. 


Os 8 trigramas (áreas) do BAGUÁ (bússola) deram origem aos hexagramas do I CHING, livro milenar de sabedoria do oriente, e representam elementos da natureza (água, montanha, trovão, vento, fogo, terra, lago, céu) associados a áreas da nossa vida e jornada evolutiva. 

Representam também a Rosa dos Ventos, nos indicando direções geográficas; os ciclos das estações do ano e a passagem do tempo (começo, meio e fim). Tem origem na observação do ambiente por antigos xamãs da chineses e se perpetuou através do tempo como um sistema de harmonização de ambientes.

A consultoria do FENG SHUI é uma forma de tomada de consciência através dos nossas relações com o espaço, que é o LUGAR onde realizamos nossas atividades, dito de forma bem simples são os ambientes. 

A ideia de morada e casa no FENG SHUI perpassa pelo nosso corpo que habitamos, pelas nossas vestes, pela casa em si, pelo nossa comunidade (vizinhança, cidade) e planeta onde habitamos. E dentro desta perspectiva mais ampla é que a consultoria de FENG SHUI deve trabalhar, muito mais que simples aplicações no espaço devemos estar conscientes de uma ecologia ambiental que envolve diversos cuidados, a começar por nós mesmos.   

Esse é o desafio da nossa jornada.
 

MISSÃO (KAN-ÁGUA) - O surgimento da vida nas profundezas, a oportunidade do nascimento humano, dos aprendizados da alma nesta escola da vida.  Iniciamos a jornada com um propósito, uma missão que devemos desenvolver no ambiente o elemento água vai nos trazer essa informação para ser realizada no nosso trabalho neste mundo de manifestação.   

SABEDORIA (KEN-MONTANHA) - elemento TERRA na busca da sabedoria e espiritualidade que todos devemos empreender para nossa evolução. Nos ambientes bom lugar para livros e objetos pesados que representem paisagens para meditarmos e contemplarmos nossa jornada evolutiva.  
FAMÍLIA (CHEN-TROVÃO) - elemento MADEIRA no florescer-incitar do crescimento, a primavera que surge para nossa alma através dos nossos progenitores. Nos ambientes é o espaço de honrar ancestrais através de imagens, elementos, cores e etc. Agradecer a chegança.   

PROSPERIDADE (SUN-VENTO) - elemento MADEIRA em movimento, manifestado na ação no mundo, nos ambientes área essencial para impulsionar projetos, ideias e tudo mais que queremos que prospere nas nossas vidas que esteja de acordo com o nosso propósito.

REALIZAÇÃO (LI-FOGO) - elemento FOGO, o sucesso do verão no nosso sistema famíliar, em nós mesmos,  e em tudo que empreendemos. Alimentado pela madeira e o vento o fogo é energia em manifestação de luz e calor que aquece, mas que também pode queimar em desequilíbrio.   
RELAÇÕES (KUN-TERRA) - O trigrama mais YIN  (receptivo, feminino) do BAGUÁ (Bússola), recebe em abundância e reparte nos relacionamentos. Nos ambientes usamos objetos pares para nos lembrar da importância de nos relacionarmos, sem isso não evoluiríamos e nem viveríamos - do relacionamento da nossa Mãe Terra com o Pai Sol é que surgiu a vida na terra.

CRIATIVIDADE (TUI-LAGO) - elemento METAL na mais alta da alegria das crianças, finalmente chegou o outono que representa aqui também o futuro de quem já passou pelo apogeu do veraneio. Agora é criação que a página em branco representa permitindo desenhar esse futuro que segue seu fluxo através de nós e nos nossos descendentes.
























AJUDANTES (CHIEN-CÉU) - elemento metal equilibrando o BAGUÁ (bússola) com a certeza da ajuda dos amigos. Chegamos no último trigrama que é mais YANG (gerador, masculino) que traz a semente para um novo ciclo, uma nova viagem, um novo portal. Neste Campo de Consciência onde somos UM os amigos invisíveis nos ajudam a gerar novamente a vida na água e seguir nossa jornada evolutiva.

Acredito que o LUGAR onde vivemos ė uma ferramenta essencial de transformação pessoal e autoconhecimento; que nossas casas são espaços de saúde e regeneração e ponte entre realidades internas e externas.    

Saudações.
Gabriel Menna Barreto

http://www.lugarquantico.com.br/

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Alma do LUGAR

Estes dias postei várias fotos de uma Casa com Alma, falando de como a Casa foi se relacionando  com as visitas assim como as visitas se relacionavam com ela, nesta troca indissociável.

Vivo estas experiências de LUGAR com toda a atenção e cuidados possíveis, quando me mudo e chego num novo ambiente sinto o que chamamos de memória celular de parede, mas que é as vibrações anteriores que ficam impregnadas, entre outras energias sutis e telúricas - eletromagnetismo terrestre, radiações e uma série de leituras que podemos fazer com o pêndulo radiestésico na Geobiologia.

Em março deste ano um grupo xamânico da Lua da Floresta alugou uma casa no condomínio do Itapoã e foi colocando sua energia no LUGAR, claro que houveram limpezas físicas, eu mesmo retirei uma árvore para abrir a clareira que recebeu a areia, mas as vibrações e frequências foram transformando a energia. Agora em setembro uma colega que trabalha com harmonização de ambientes disse que a energia estava muito boa e que percebia a casa com uma energia feminina - o que corresponde de fato neste grupo dirigido por mulheres. 
    
O que eu estou querendo dizer com esse exemplo é que na relação das pessoas com o LUGAR é que ocorre a transformação, ou seja, por mais que sejam feitas ações e mudanças físicas nos ambientes o LUGAR é feito de gente. Procuro sempre trazer a auto responsabilidade para harmonização de ambientes, assim como em todos os processos de cura, por que precisa ser impresso não só as melhorias do espaço (uma cobertura para os dias de chuva e etc), mas nas pessoas que frequentam, nas relações sejam entre pessoas ou entre pessoas e o LUGAR.

Se hoje a Lua da Floresta está conferindo alma ao espaço alugado, foi através de todas as experiências ali vividas, sejam reuniões, limpezas, mutirões, rezas ou cerimônias. Assim é.

Quando entrar em um lugar peça licença, e quando sair agradeça.   
Honre os seus espaços e seja a Alma dele. 

Saudações.

Gabriel

www.lugarquantico.com.br
#lugarquantico


quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Rezar uma Casa

Num grupo que eu participo perguntaram sobre orações para as Almas, respondi visto que tenho uma pasta com várias orações, sou de origem católica, estudos diversas as tradições religiosas, e falei até do culto dos antepassados oriental da Reyukai.

- E o que isso tem haver com CASAS?

Calma. Escrevi que além das orações de diferentes culturas o que importa mesmo é a lembrança das Almas e o pedido de intercessão, e uma oração feita de coração puro e verdadeiro tem um valor inestimável. Algo que aprendi durante a caminhada, que o repetição mecânica de rezas não necessariamente atingem o mesmo objetivo que um sincero rogativo tem.

Comecei a escrever sobre a Casa com Alma, #lugarquantico, que conheci - esta me relacionei mais, mas todas casas tem seus níveis de vibrações - e resolvi escrever um pouco mais sobre a Harmonização de Ambientes sobre esta perspectiva ritualística. 

No estudo do espaço diversas tradições rezam suas casas, um havaiano tem seus rituais, um balines, um hindu através do Vastu, um chinês com o Feng Shui, um espírita com o Evangelho no Lar, um grupo de orações evangélicas, católicas.

Bem. Quero rezar a minha casa? Qual a melhor forma? Qual devo utilizar?

A resposta é bem simples, utilizamos a que mais nos identificamos e toca nosso coração, por que é com o coração que devemos rezar pela Alma da Casa, assim como rezamos pela Alma das pessoas e devemos rezar pela alma de uma cidade e do um país. Não precisa ninguém ver, ninguém saber, precisa é de conexão consigo e com sua verdade; não precisa sequer convencer ninguém que sua reza é mais poderosa. Um simples sorriso e um olhar amoroso é uma bênção num nível bem profundo. Silenciar também pode ser uma forma, uma dança pode estabelecer uma forte conexão com o campo que se trabalha.  

Importa é a frequência e a vibração daquilo que emitimos, por isso a distância e o tempo não representam obstáculos, as orações de uma mãe por um filho ficam e repercutem  mesmo depois que ela partiu para outras paragens. Pelo pouco que estudei é o que chamam de efeito não local em física quântica.

Para uma casa podemos fazer oferecimentos desde a sua fundação, e podemos a qualquer tempo oferecer flores, cores, texturas, águas sagradas, terras sagradas, aromas, músicas, mantras, mudras, palavras e tudo mais que o nosso coração sentir.

Festejar o telhado na "festa da cumeeira" com muitos violões e comidas saborosas. 

É bom conhecer as direções e seus significados, saber as melhores orientações para se construir, saber o que cada aroma traz, o que cada gesto faz, números, sutras, reconhecer o canto dos Anjos, o canto dos guardiões, geometrias, símbolos, signos, conhecimentos adquiridos através do estudo. Com certeza é excelente consultarmos pessoas que conhecem as rezas, e fazem de bênçãos práticas. Ainda assim quem da a pemissão para fazer a oração é a pessoa, ainda assim quem mora na casa tem que querer a cura e buscar com verdade, assim é conosco, assim é com a casa nessa dose de responsabilização inexorável.

Vibre o amor. 

Que nossas CASAS sejam verdadeiros focos de LUZ!
Que essa LUZ se estenda para nosso país!

Cordiais Saudações.

Gabriel 

www.lugarquantico.com.br
#lugarquantico



Nascimento do LUGAR Quântico

Esse blog completa 10 anos, é do tempo da Concepção Arquitetura, escritório que montei em Porto Alegre a mais de uma década. Com a sociedade como Arquiteto Rodrigo Allgayer pensou-se em mudarmos para Allgayer & Menna Barreto (um colega nosso brincava que era clínica de fertilidade e inseminação artificial). kkkk. Fica como memória, um registro.

A ideia original da Concepção era uma homenagem as mães de um modo geral, a minha em especial que havia falecido e a Mãe Divina de todos nós - Divina Concepção. Claro que nestes 10 anos de blog e 20 anos de formado, muitas coisas aconteceram, vários questionamentos, sentimentos e experiências, sempre buscando algo essencial no meu propósito, junto com uma caminhada espiritual e de autoconhecimento.

Em 2016 retomo esse começo, volto para a Concepção e para onde eu sentia ser minha real vocação: trabalhar com sutilezas, de modo sensível no espaço através de diversos conhecimentos e técnicas de harmonização de ambientes.  Mesmo o mais cético dos arquitetos entende a relação entre saúde e ambiente, na dimensão da habitabilidade do espaço diretamente.

Amadurece em 2017 a ideia do LUGAR Quântico (Marcos de Sousa - em2 hipermídia, falou de lugar, me agradou o conceito da geografia), bem mais do que um escritório de arquitetura, um espaço de disseminar conteúdos e reflexões sobre a importância da atenção e o cuidado dos lugares.

Foram 9 meses gestando, e nasce o LUGAR com a primavera, com as flores.




No feriado do 7 de setembro visitei uma Casa com Alma que me inspirou a escrever um pouco, ainda tenho que desenvolver alguns projetos, participo de umas seleções, mas vou cuidar desse bebê que me fascina que é esse LUGAR. Os ambientes nos ensinam muito sobre a vida, basta ter a disposição de aprendermos com eles, bem dispostos aprendemos onde estivermos e com todas as pessoas. Como diz meu instrutor de Kyan-Pô, Rildo Moraes, "tudo na vida ou é benção, ou lição, ou os dois". Desde a primeira vez que escutei gravei, ouvi que quando gravamos algo com o coração jamais esquecemos.

 
Que o LUGAR Quântico seja muito verdadeiro. Não acredito em fórmulas prontas para resolver problemas, ou técnicas milenares milagrosas - o milagre é a vida - é a autoconsciência do LUGAR, é saber o que se emite de frequência e vibrações para mudar uma atmosfera, é sim usar ferramentas e técnicas para um trabalho continuo de melhoria do espaço e de si mesmo. Acredito na relação entre as coisas, pois num nível bem profundo somos Um.  


Estou disponível para consultoria, esse nenê nasceu com DNA. O LUGAR é pra falarmos da sacralidade espacial, de diversas culturas e tradições onde são construídos templos e abrigos para habitarmos, é da nossa natureza, precisa somente da elevação da consciência para melhorarmos nossas relações ambientais. Tão simples que envolve de tudo um pouco.

Para não me estender mais, germina o amor que foi plantado no inverno, e me encontro construindo parcerias também. Arquitetura sustentável, saúde e bem estar são a paixão da OHÁSIS http://ohasisarquitetura.com.br/ e a minha. Breve novidades.

Cordiais Saudações.

Gabriel
 www.lugarquantico.com.br
#lugarquantico

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Madeira nas Unidade de Educação Indígenas_FNDE

O projeto emergencial para construção das Escolas do Território Etnoeducacional (TEE) do Rio Negro foi originalmente elaborado para pré-fabricação, levando em conta a agilidade da construção e logística de montagem.
 













Mapa base “Terras e Comunidades Indígenas no Alto e Médio Rio Negro” – GRUPO 04.

Agora estamos, na Coordenação de Desenvolvimento de Infraestrutura - Codin, elaborando transposição para estrutura de madeira, material com maior disponibilidade na região, e contamoscom a consultoria técnica de um especialista no assunto, o professor Julio Eustáquio de Melo, PhD que desenvolveu o banco de dados MADEIRAS DO BRASIL do Serviço Florestal Brasileiro – SFB. http://sistemas.florestal.gov.br/madeirasdobrasil/. 

A madeira é realmente um material fantástico, amplamente usada no mundo todo, que no Brasil mesmo com a disponibilidade deste recurso não é difundida com mesma amplidão que as técnicas de alvenaria e cimento. Quais razões fizeram da madeira um material menos aceito culturalmente na construção civil? Alguns diriam a manutenção, mas basta estudar um pouco e buscar referências mundo afora e veremos que este argumento é fácil de ser rebatido, assim como tantos outros. Fato que a mão-de-obra especializada é menos abundante, não que a mão-de-obra do pedreiro de qualidade seja, mas certamente é mais comum no mercado. Caberia um estudo sobre o assunto.   
 
Seguem algumas imagens do trabalho de consultoria técnica junto ao FNDE da transposição do projeto para madeira.

Planta baixa arquitetura da UEI 4 - salas de aula. 



Fachadas do projeto arquitetônico











O detalhes executivos dos ligações das peças de madeira é muito importante. 
















O projeto original já foi entregue para o processo de licitação dentro da autarquia e a transposição para madeira em desenvolvimento.

Saudações cordiais.

Gabriel Menna Barreto é arquiteto, consultor de feng shui, hamonização de ambientes e ativista quântico.
61-99671-0810  ° lugarquantico@gmail.com
www.lugarquantico.com.br

quarta-feira, 2 de maio de 2018

FENG SHUI_Palestra no Oráculo Quântico


Publico uma prévia da palestra que fiz em parceria com o Sérgio Lan Tiger, dia 17 de abril, no Oráculo Quântico. Ele falando do I CHING e eu falando do FENG SHUI. No trecho gravado na 'Canon' dou uma pequena introdução, falo da teoria dos 5 elementos. Estamos editando para disponibilizar no YouTube, a idéia é disseminar conteúdos para conscientização sobre os lugares.

Todos vivemos essa experiência espacial de uma forma e de outra, a proposta é pararmos para pensar o LUGAR e ver o quanto ele diz sobre nós e pode ser uma ferramenta poderosa de autoconhecimento como as terapias corporais, artísticas, holísticas, psiquicas e tudo mais que nos ajude na nossa caminhada evolutiva.

Falar de lugares é falar de sensações e de sentidos também; é falar de sistemas de organização espacial; e é falar de uma manifestação cultural. Tudo isso é estudado pela arquitetura numa determinada dimensão, mas também é falar da dimensão do sutil e energético que permeia a existência. Do sagrado e do profano.

Cordiais saudações.
Gabriel Menna Barreto
www.lugarquantico.com.br

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Gênese do LUGAR Quântico

Estava olhando umas fotos em casa e encontrei a do meu primeiro empreendimento, em 2003 quando criei a Concepção arquitetura, um jovem arquiteto com 5 anos de formado. Visualizo muitos preceitos do FENG SHUI no LUGAR, eu na época projetei o ambiente onde de fato me sentia muito bem. Mas confesso que já tinha uma pequena noção e pelo interesse da minha mãe já conhecia o Baguá, porém algumas coisas foram colocadas intuitivamente. E é claro que como filho de um casal de arquitetos sempre olhei os espaços com outros olhos, desde muito cedo, sempre gostei de modificar e transformar ambientes onde quer que eu estivesse.

Nas minhas consultorias falo sempre para as pessoas confiarem na sua INTUIÇÃO, visto que conforme a sensibilidade e percepção de cada pessoa, os elementos tendem a se organizar para a harmonia. Assim é na natureza. Nós é que nem sempre escutamos os direcionamentos que recebemos, e as escolhas que fazemos nos afetam através da ação e reação. Muitas questões e processos internos parra chegar até aqui e ver a beleza de tudo isso. Do cenário que se cria e que nos cria - ou seja é co-criado. 

Hoje é incrível e prazeroso fazer a leitura daquele espaço e buscar os significados e elementos ali representados de forma harmônica. Ter as experiências para contar, relatos, fatos a respeito das frequências e vibrações dos lugares. Em outras palavras, honro a minha trajetória.

Só agradecimentos nesta data. Saudações. Gabriel Menna Barreto

www.lugarquantico.com.br


quinta-feira, 12 de abril de 2018

Harmonizando com o Baguá

Os mapas em plantas baixas com o BAGUÁ orientam a organização dos ambientes. Isso traz a necessidade de arrumações e avaliações do espaço:
  • o que as coisas que compõem o LUGAR representam para mim? Observe tudo com atenção e faça a reflexão.         
As áreas representam uma ideia e o movimento da Energia Vital - CHI, que se deseja especificamente e com a determinada intenção de co-criar.

O conceito do CHI é comum em outras culturas: chamava-se Telesma para Hermes, Physis para os Gregos, Nous para Platão, Iliaster para Paracelso, Odyle para Reichenbach, Orgone para Reich, Sekkem para os egípicios antigos, Mana para os polinésios, Ruah para os Hebreus, Barakha para os sufis e Prana para os indianos. (fonte: Enciclopédia Feng shui, On line editora)

Cada área é um elemento que deve ser equilibrado para a harmonia do conjunto. FOGO e ÁGUA estão na mesma proporção e orientados dentro do BAGUÁ? Da mesma forma MADEIRA e METAL se harmonizam? E o elemento TERRA?

A consulta ajuda orientando essa organização espacial para harmonizar o LUGAR, através dos 5 elementos.


O BAGUÁ pode ser usado para organização de pastas no computador até mesmo imagens - no site do LUGAR Quântico cada imagem de projetos desenvolvidos representa um atributo seja do elemento, seja do trigrama e da área correspondente. Por exemplo, o FOGO é uma imagem de um concurso que tivemos sucesso, Anexo II da UFCSPA, um prédio alto e com formas triangulares que representam esse elemento.  




Imagem do  mapa orientativo para Confeitaria da Chandra em Alto Paraíso/GO. 

Outras tradições se orientam de outras formas,  em todas elas o essencial é a consciência do LUGAR.  Nossa missão. 

Saudações.
Gabriel Menna Barreto

sexta-feira, 6 de abril de 2018

FENG SHUI Alto Paraiso - movimento 3

O Movimento da Energia Vital - 'CHI'- na residência segue os princípios taoístas do YING - Receptivo e YANG - Criativo e a teoria dos 5 ELEMENTOS.

As consultorias de FENG SHUI realizadas são análises a partir de uma mapeamento de área em planta baixa, através do 'Baguá', buscando a harmonização dos elementos para um fluxo energético desimpedido. Também podem e devem ser feitas cerimônias da GEOBIOLOGIA para Harmonização Ambiental e se necessário as LIMPEZAS ENERGÉTICAS, quando tem muita energia estagnada - recomendada principalmente no caso de mudanças para imóveis anteriormente ocupados. Minha formação de arquitetura me faz ter inúmeras ideias sobre os ambientes e ajuda muito na consultoria.

Presto também consultorias de ARQUITETURA, por que é a profissão por excelência que estuda a composição de espaços, se relaciona com diversas áreas de conhecimento, e tem uma visão ampla tanto dos aspectos técnicos quanto mais subjetivos.







































Bagua aplicado numa residência. As varandas são interface e extensões das áreas mapeadas assim como parte da cozinha e da sala de estar. A suíte do casal na área de REÇACIONAMENTO ficou numa posição auspiciosa, a área da família tem um mezanino de MADEIRA bem propício. No relatório da consultoria detalho mais a geração e o controle dos 5 ELEMENTOS.

Gabriel Menna Barreto é arquiteto, consultor de feng shui, hamonização de ambientes e ativista quântico.
61-99671-0810  ° lugarquantico@gmail.com
www.lugarquantico.com.br

   

Consultoria em Alto Paraíso - 2° movimento

As pessoas que me procuram para uma consultoria de Feng Shui de alguma maneira já estão buscando a harmonização e percebem a inter-relação com o LUGAR, em outras palavras como o ambiente interfere na seu estado de espírito, assim como este interfere no estado de espírito.

O bom que já estão querendo mudar, já querem movimentar a energia buscando o equilíbrio que conduz para a harmonia. O BAGUÁ é um mapa orientativo para dispor os elementos de forma que Energia Vital - 'CHI', uma vez identificadas as áreas correspondentes aos TRIGRAMAS podem colocar suas intenções através de visualizações, sentidos e ações para obter resultados positivos nas suas vidas.

Na consultoria dada podemos aplicar o mapa BAGUÁ em diversas escalas do espaço, como fiz para a cliente:

  • no terreno;
  • na casa;
  • na loja (ou ambiente específico).      
Por exemplo, o reservatório d'água ficou ótimo dentro do lote na área da prosperidade, mas dentro da casa esta área precisa de uma ativação maior. E a loja especificamente já pode ser projetada visando a harmonização.

Com isso, vamos visualizando soluções mais consistentes e amplas, longe de dogmatismos, com foco nas intenções. As imagens geradas e seus respectivos significados - visualizadas diariamente no LUGAR  - servem como uma mensagem de programação para o cérebro.

Aproveito minha expertise de arquiteto para dar algumas dicas e é claro fico disposto a ser contratado para o projeto de arquitetura para reforma; ou uma consultoria na área que pode evitar muitos erros comuns, seja de projeto ou de execução. 

Consulte um arquiteto.






O mapa 'Baguá' aplicado na RESIDÊNCIA.

O mapa 'Baguá' aplicado no TERRENO.



O mapa 'Baguá' aplicado na LOJA. 





















Móbile de 'Filtro dos Sonhos' ideal para ativar a área da PROSPERIDADE.

Gabriel Menna Barreto é arquiteto, consultor de feng shui, hamonização de ambientes e ativista quântico.
61-99671-0810  ° lugarquantico@gmail.com
www.lugarquantico.com.br

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Harmonização em Alto Paraíso/GO

Quando faço a visita de levantamento e diagnóstico costumo já expor algumas ideias sobre a atenção e cuidado com o ambiente, o LUGAR, geralmente a casa. Neste caso a casa ficou ocupada durante o carnaval e ouve uma mudança provisória das coisas da proprietária para um quartinho no porão da casa, certamente ela sentiu o processo como um todo.

A primeira coisa neste caso é a tomada de consciência da importância do LUGAR e como aos poucos as coisas devem ser colocadas em ordem, mas tudo deve ser feito na mais perfeita harmonia para o bem maior. No início ela começou a se estressar com o tanto de arrumações teria que fazer, mas fui acalmando que o importante são pequenos passos para a transformação, um pouco a cada dia e com o tempo transformamos o LUGAR. A consistência da nossa vontade e a atenção diária farão a diferença, pequenos detalhes, coisas simples.

Quer usar essa ferramenta para modificar alguma área da sua vida? O LUGAR é o cenário para a transformação que se quer, veja com outros olhos e vamos fazer acontecer.





O mapa 'Baguá' aplicado na planta baixa.



O mapa 'Baguá' aplicado no terreno, pode ser aplicado num dormitório e até numa mesa de trabalho.
















A arrumação e organizações como um todo são essenciais, tanto de porões como sotãos. A pessoa sensitiva sente a energia vital - 'CHI' estagnada. 

Gabriel Menna Barreto é arquiteto, consultor de feng shui, hamonização de ambientes e ativista quântico.
61-99671-0810  ° lugarquantico@gmail.com
www.lugarquantico.com.br

quinta-feira, 8 de março de 2018

FENG SHUI_Apartamento CA do Lago Norte_II

Neste apartamento também no Lago Norte, temos o mapa Baguá aplicado em dois andares. O Baguá enquanto bússola orientativa pode ser aplicado também em mesas, ambientes e até mesmo em automóveis para harmonização. A atenção e o significado que damos aos lugares nos ajudam, como venho repetindo, a termos maior consciência sobre o espaço e sobre nós mesmos.

A reflexão é necessária, para criarmos "espaço" para aquilo que desejamos. Neste sentido é que devemos ter a clareza de propósito e intenções na harmonização com o FENG SHUI.

Como arquiteto venho insistindo na importância desta área de conhecimento para melhoria da qualidade de vida, bem estar e saúde de um modo geral. O espaço é objeto de estudo e práticas de diversas tradições, algumas milenares como o FENG SHUI, de origem taoísta, e o VASTU, de origem védica, através da observação da natureza.

Fundamental é o olhar atento sobre o ambiente. O que ele te transmite? Como ele vibra? Observe bem, sinta e busque o essencial.     








































Gabriel Menna Barreto é arquiteto, consultor de feng shui, hamonização de ambientes e ativista quântico.
61-99671-0810
lugarquantico@gmail.com

terça-feira, 6 de março de 2018

Curso de Bioconstrução da Casa Tukano



Reservatório de Ferro e Cimento.



Arquiteto com a mão na massa.



FENG SHUI_Apartamento CA do Lago Norte

Através do FENG SHUI aplicamos o Baguá na planta baixa identificando as áreas e as ativações possíveis.
Na primeira visita faço o levantamento no local com medição e fotos para o diagnóstico que compõem o relatório da consultoria com prognósticos para harmonização.
Recomendo no mínimo uma segunda visita para entrega desse relatório; recomendo também as cerimônias de Harmonização Ambiental da Geobiologia; e havendo a necessidade a Limpeza Energética do Espaço.





Ofereço também serviços de arquitetura, visto que este ano completo 20 anos de experiência na área, com muitos projetos de arquitetura de interiores, residências, salas comerciais, entre outros tantos que compõem meu portfólio.

Gabriel Menna Barreto é arquiteto, consultor de feng shui, hamonização de ambientes e ativista quântico.
61-99671-0810
lugarquantico@gmail.com