A palavra querência por si só ressoa em mim diversos sentimentos, num dicionário informal encontraremos o seguinte significado: palavra usada pelos gaúchos ou pessoas da região sul do Brasil para se referirem a sua cidade, povoado, vila. Ou ainda, lugar amado, lugar que nascemos e etc. Nasci no sul e faz parte da minha cultura e me vem a imagem dos Aparados da Serra como querência da paisagem.
Nas minhas andanças sejam externas ou externas, sinto o quanto é amplo esse LUGAR. Hoje tomo um chimarrão aqui no planalto central para onde minha querência se estendeu e parte de mim, sem mesmo ter viajado até lá, quer muito Vancouver no Canadá onde meu filho está morando. Tantos lugares foram minhas querencias, alguns por pouco tempo, mesmo numas férias curtas ou passeio, outros onde morei um período. Esses lugares continuam sendo querencias na forma de agradecimento.
O que é importante pensarmos para nossas querencias:
- Existe um horizonte amplo de possibilidades, para não ficarmos achando "feio o que não é espelho", que faz cada LUGAR único e especial a seu modo.
- Onde estivermos podemos tornar esse LUGAR melhor, mesmo para quem não tem formação em arquitetura, existem formas de melhorarmos os ambientes que passamos. Usamos o que chamamos de harmonização.
- Todo LUGAR é fonte de aprendizado, até mesmo como exemplo ruim em desequilíbrio. Claro que é melhor se conseguirmos admirar e tirar boas idéias de um LUGAR harmonizado.
- E principalmente devemos nos relacionar harmoniosamente com o LUGAR, nossa casa, nosso trabalho, nossa igreja, nossos espaços de lazer. Isso requer uma tomada de consciência e o mesmo cuidado e atenção que devemos ter para com nosso corpo e demais "casas" que habitamos, requer querer.
Por isso gosto de querência, por que ela vibra o querer do LUGAR.
Saudações.
Gabriel Menna Barreto
lugarquantico@gmail.com
Cânion Itaimbezinho, Parque Aparados da Serra no Município de Cambará do Sul.
Vancouver, Canadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário