terça-feira, 30 de janeiro de 2018

QUÊRENCIA

A palavra querência por si só ressoa em mim diversos sentimentos, num dicionário informal encontraremos o seguinte significado: palavra usada pelos gaúchos ou pessoas da região sul do Brasil para se referirem a sua cidade, povoado, vila. Ou ainda, lugar amado, lugar que nascemos e etc. Nasci no sul e faz parte da minha cultura e me vem a imagem dos Aparados da Serra como querência da paisagem.  

Nas minhas andanças sejam externas ou externas, sinto o quanto é amplo esse LUGAR. Hoje tomo um chimarrão aqui no planalto central para onde minha querência se estendeu e parte de mim, sem mesmo ter viajado até lá, quer muito Vancouver no Canadá onde meu filho está morando. Tantos lugares foram minhas querencias, alguns por pouco tempo, mesmo numas férias curtas ou passeio, outros onde morei um período. Esses lugares continuam sendo querencias na forma de agradecimento. 
    
O que é importante pensarmos para nossas querencias: 
  • Existe um horizonte amplo de possibilidades, para não ficarmos achando "feio o que não é espelho", que faz cada LUGAR único e especial a seu modo.
  • Onde estivermos podemos tornar esse LUGAR melhor, mesmo para quem não tem formação em arquitetura, existem formas de melhorarmos os ambientes que passamos. Usamos o que chamamos de harmonização. 
  • Todo LUGAR é fonte de aprendizado, até mesmo como exemplo ruim em desequilíbrio. Claro que é melhor se conseguirmos admirar e tirar boas idéias de um LUGAR harmonizado.   
  • E principalmente devemos nos relacionar harmoniosamente com o LUGAR, nossa casa, nosso trabalho, nossa igreja, nossos espaços de lazer. Isso requer uma tomada de consciência e o mesmo cuidado e atenção que devemos ter para com nosso corpo e demais "casas" que habitamos, requer querer.       
Por isso gosto de querência,  por que ela vibra o querer do LUGAR. 

Saudações. 

arquitetura . feng shui . harmonização ambiental
Gabriel Menna Barreto
lugarquantico@gmail.com


Cânion Itaimbezinho, Parque Aparados da Serra no Município de Cambará do Sul.


Vancouver, Canadá.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

QUESTÕES DE PERCEPÇÃO

...
Segundo Franz Brentano, os fenômenos físicos captam nossa “percepção exterior”, enquanto que os fenômenos mentais concernem a nossa “percepção interior”. Os fenômenos mentais têm uma existência real e intencional. Desde o ponto de vista empírico, um edifício poderia nos satisfazer como uma entidade puramente físico-espacial, mas desde o ponto de vista intelectual e espiritual necessitamos entender as motivações que encerra. Esta dualidade de intenção e de fenômenos é similar à interação que existe entre o objetivo e o subjetivo ou, dito de um modo mais simples, entre o pensamento e o sentimento. O desafio da arquitetura consiste em estimular tanto a percepção interior como a exterior, em realçar a experiência fenomênica enquanto, simultaneamente, se expressa o significado, e desenvolver esta dualidade em resposta às particularidades do lugar e da circunstância.
Para entender a interação entre os fenômenos experienciais e seu propósito, disseccionamos o todo e analisamos nossas percepções parciais. Da mesma forma que na experiência perceptiva direta, a arquitetura se entende inicialmente como uma série de experiências parciais mais que como uma totalidade.
Texto original em espanhol: Steven Holl (Cuestiones de Percepción: Fenomenología de la arquitectura, GG, 2011) / Tradução: Igor Fracalossi
Arquitetura, Hamonização Ambiental, Feng Shui, Geobiologia.
lugarquantico@gmail.com

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Casa em Alto Paraíso/GO

A cliente sabia muito bem o queria e não quis ideias para uma arquitetura diferenciada, eu praticamente só desenvolvi o projeto. Em função do orçamento apertado fez as escolhas de materiais e acabamentos e está de parabéns pela execução com muito cuidado, amor e capricho. Emanando altas vibrações que com certeza amenizam o impacto de uma obra para o meio ambiente.

A casa de um modo geral ficou bem iluminada e ventilada, e tem visuais incríveis que do ponto de vista da arquitetura poderiam ainda ser melhor exploradas. Da mesma forma uma casa projetada sem recortes de telhas aproveitaria o material 100% e evitaria o desperdício de um telhado 4 águas e a execução poderia ficar mais simplificada. Já o dimensionamento dos ambientes ficou excelente, assim como as tradicionais varandas. A área social em especial que ocupa toda a frente da casa, está especialíssima.

Sabemos que o ideal sempre é um acompanhamento técnico maior, principalmente nos projetos complementares, estrutural e instalações elétricas e hidráulicas. Acrescentaria um custo mas garantiria atendimento as normas. 

Bem. O mais importante que ela está gostando muito da sua nova morada e vibrando alto pelo LUGAR. Muitas bençãos para a família. Benções da fundação a cumeeira.

Muitas tradições pelo mundo fazem rituais para as construções das edificações. Vai construir?  Quer saber mais? Faço projetos e trabalho com harmonização de ambientes e Feng Shui.

arq. Gabriel Menna Barreto
61-99671-0810
lugarquantico@gmail.com



sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Flores para um NOVO ANO

Dentro de um trabalho de HARMONIZAÇÃO AMBIENTAL são usados diferentes técnicas complementares entre si. As flores pela suas sutilezas intrínsecas são excelentes veículos vibracionais. Basta vermos que levamos flores para uma pessoa doente melhorar; para uma namorada, ou namorado; para nossas mães; cerimônias e eventos; e com elas estamos oferecendo nossas melhores intenções. Dentro de diversas tradições religiosas as flores são oferecidas nos altares como demonstração da nossa devoção e gratidão a diversas representações das manifestações divinas, o Todo - Campo da Consciência para a física quântica.   

Como isso está relacionado com os lugares que vivemos e com o ativismo quântico? 

Os ambientes também são sensíveis a vibrações, e como tudo ao eletromagnetismo, podemos oferecer flores para os espaços, e áreas mapeadas, com intenções bem específicas para a sua harmonização. Quando fiz meu primeiro curso de FENG SHUI em 2010, tivemos um dia que montamos IKEBANAS - Ikebana é a arte de montar arranjos de flores, com base em regras e simbolismo preestabelecidos. Ikebana é um termo em japonês que significa flores vivas. Fonte: https://www.significados.com.br/ikebana/

Dessa forma o FENG SHUI trabalha como os espaços, mapeando e colocando foco naquilo que se quer, enviando informações programadas através da experiencia do LUGAR. Aquela flor vermelha ali representando o SUCESSO vai contribuir para estabelecer essa frenquencia, de uma forma bem simples.      

Muitas pessoas fazem isso de uma maneira bastante intuitiva buscando equilibrar as energias, mas feito de uma forma mais consciente acaba sendo potencializado. Um exemplo simples, é ofereça flores vermelhas para a área do SUCESSO e dessa form estimule o elemento FOGO do trigrama LI.

Melhorando nossos espaços seja através da ARQUITETURA, aliada a FENG SHUI, e a GEOBIOLOGIA, estaremos contribuindo através da ressonância com a nossa própria melhora; através de diversas técnicas de harmonização: cromoterapia, aromoterapia, musicoterapia, entre outras tantas, onde também está incluso o IKEBANA. É incrível como uma simples flor pode mudar a vibração de um LUGAR como pude constatar diversas vezes com a minha experiência pessoal e através de relatos de outras pessoas. Quem tem um pouco de sensibilidade para o sutil percebe com facilidade, eu fui treinado desde criança a essas percepções, mas qualquer um pode sentir.   

Ofereço essas flores para este NOVO ANO.  Gratidão. 

Saudações hamonicas. 

GABRIEL MENNA BARRETO 
arquiteto
61-99671-0810
gmennabarreto@gmail.com
    

http://flores.culturamix.com/arranjos/como-fazer-arranjo-de-ikebana

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A Rosa dos Ventos 2018

Rosa dos ventos nos mostre a direção para 2018. A bússola orienta, o mapa Baguá organiza as áreas no ambiente e manifestamos nossas intenções e propósitos com o máximo de atenção, cuidado e zelo. Profetizada no orai e vigiai. É sentirmos as vibrações e nos conectarmos com a nossa intuição, buscarmos os frequenciais, sintonizarmos na "FM" (Modulação em Frequência), transmitirmos boas ondas para todas as direções e orientarmos nosso rumo na linha do amor e da verdade, neste ano que inicia.

O FENG SHUI, é usado como um sistema de representação que estimula a circulação de energia vital, o CHI, uma ferramento de co-criação para gerar movimento nos espaços,  vibrando com essa forma nossos propósitos. O convite é para observação consciente dos lugares, através dos conhecimentos empíricos da tradição milenar do FENG SCHUI com uma perspectiva quântica.



LESTE - 3

É o sol nascente, a chegada da PRIMAVERA, o início, no FENG SHUI é a área da FAMÍLIA onde crescemos, elemento MADEIRA. O animal mítico é o DRAGÃO verde, estabilizando e nos ajudando a discernir e ter mais sabedoria.



SUDESTE - 4

Área da PROSPERIDADE ascendente, elemento MADEIRA.

SUL - 9

Elemento FOGO, e o VERÃO na tradição do FENG SHUI - no hemisfério sul pode ser o norte - é a área do SUCESSO onde nos realizamos. Tem como animal mítico a FENIX vermelha, nos inspirando constantemente a ascender nossa chama.



SUDOESTE - 2

Área dos RELACIONAMENTOS que realizamos, elemento TERRA.

OESTE - 7

Representado pelo OUTONO, área da CRIATIVIDADE, expressa nas crianças e no nosso futuro, o elemento é METAL. O animal mítico é o TIGRE branco representando o perigo e é de grande força criadora.



NOROESTE - 6

Área das VIAGENS e AMIGOS, elemento MADEIRA.

NORTE - 1

É o INVERNO - no hemisfério sul pode ser o sul - a área da CARREIRA, o elemento ÁGUA. O animal mítico é a TARTARUGA, negra, nos protegendo as costas e nos dando a segurança com seu casco.



NORDESTE - 8

Área da SABEDORIA e ESPIRITUALIDADE, completando o ciclo, elemento TERRA.

No FENG SHUI além das 8 direções (4 principais e 4 complementares), que nos orientam, temos a área central que compõe o quadrado mágico.

CENTRO - 5

É a área da SAÚDE, o elemento TERRA, e o animal mítico é a SERPENTE amarela em permanente movimento e transformação. O TAO, onde devemos nos posicionar para nos orientar pelos animais míticos do FENG SCHUI.



Experimente aplicar e obter resultados, a medida que mudamos nossas frequencias e vibrarmos de outra forma. Vamos juntos observar com todos os sentidos aquilo que vai no ajudar nessa mudança, seja nos lugares onde vivemos, na nossa casa, no nosso trabalho, e no nosso lazer. 

Vamos harmonizando, que a Rosa dos Ventos oriente a direção a tomar. Saudações.

Gabriel Menna Barreto
arquiteto
gmennabarreto@gmail.com
61-996710810