terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

LUGAR do FENG SHUI

O Feng Shui que pratico tem uma abordagem "Chi" de reconhecimento da energia vital dentro de um ambiente. A ideia é a percepção integral do LUGAR com uma leitura diagnóstico da energia, realizada da mesma forma que uma leitura de pulso dada por um acupunturista.

Uma das coisas que procuro ensinar na minha consultoria é buscar entrar no seu espaço como se estivesse entrando pela primeira vez e procurar fazer uma leitura de significados. O LUGAR traz também a expressão da nossa identidade, que uma vez reconhecida pode ser sutilmente transformada através do Feng Shui. Gosto dessa abordagem por que desmistifica um pouco a crença pura e simples na prática do Feng Shui, e nos coloca como agente de transformação, e se adapta melhor a interações com o LUGAR.














Como a ferramenta do Feng Shui através de uma mapa - o Baguá - nos possibilita co-criar a realidade que se imagina, através das indicações dadas pela leitura do LUGAR?

VENDO
As visualizações com os olhos da mente são muito importantes no Feng Shui dos ambientes, pois ele nos transmite as imagens que desejamos criar e uma vez que nos conectamos diariamente tenderemos a sua manifestação. Em outras palavras o FENG SHUI através da aplicação do "Baguá" nos auxilia a visualizar o desejo, pois no LUGAR, através das 9 áreas, estamos mentalizando com pensamentos e ideias nossas intenções, e propósitos de êxito. 

SENTINDO
Sentir é projetar com o emocional e a sensação emocional é igualmente criativa.  O LUGAR precisa também ser sentido no Feng Shui funcionar, em outras palavras a pessoa tem que estar aberta emocionalmente para a realização e manifestação de suas intenções. Além da visualização e pensamento da mente o sentir é parte importante pois nos coloca inteiro no processo de transformação, pois nos ligamos através das emoções a ideia. Uma a pessoa que quer melhorar sua área de Relações por mais que mentalize com Feng Shui a área específica se não se abrir emocionalmente para sentir a realização, estará parcialmente manifestando sua intencionalidade. Precisamos estar inteiros, por isso é onde trabalhamos as técnicas de meditação, a recitação de mantras, e os mudras.
       
SENDO 
É partir para ação. Manifestar aquilo que mentalizamos os e sentimos exige agir. Na área das Relações também precisamos fazer algo, sair para conhecer pessoas fará realizarmos, se ficarmos em casa não encontraremos ninguém. Já área da Carreira precisamos ir atrás, distribuir currículos no caso de emprego, divulgação no caso de venda e assim por diante. Essa é a experiência de LUGAR, na interação entre pessoas, objetos e espaços onde ocorrem os eventos. 

A abordagem "Chi" do Feng Shui é a da consciência, neste sentido é um caminho de autoconhecimento e realização. O "Chi" circula energeticamente no nosso corpo e circula energeticamente no LUGAR, é inalada para dentro da casa e flui de acordo com a sua estrutura interior. A posição dos cômodos, assim como a arrumação dos móveis, poderão ser ou não favoráveis ao fluxo de energia. Se a energia que fluir for boa, então seus moradores terão saúde e fortuna. Todos temos algum grau de conhecimento e sensibilização sobre o LUGAR, o nosso objetivo é aumentar a  conscientização para melhorar a qualidade destes e de quem os vivencia. 

O Feng Shui tem que estar condizente com a observação, onde o importante é a realidade constatada, não a história construída, não é uma linguagem última e determinista, portanto autoritária que diz as coisas pela última vez. O conceito do Feng Shui nos aponta para onde devemos caminhar e devemos nos aprofundar dentro de nós mesmo no EU SOU.





















O LUGAR, pela constatação das energias complementares Yang - CRIATIVO - e Ying - RECEPTIVO - é um cenário onde identificamos os 5 elementos e as 9 áreas como um mapa orientativo.   

TAO é o caminho.

Gabriel Menna Barreto
61-99671-0810
Arquitetura °  Feng Shui ° Harmonização Ambiental
lugarquantico@gmail.com

Nenhum comentário: