As vivências xamânicas de um modo geral trazem muito a experiência de LUGAR.
Já escrevi a respeito dos Círculos do Fogo Sagrado onde mesmo com poucos elementos construídos, sejam pedras ou estacas os espaços energéticos se configuram - sem paredes; e também sobre o Temazcal Sagrado com a geometria da tenda para esta cerimônia. Quanto a busca da visão o LUGAR adquire a dimensão temporal com maior intensidade, mesmo por que estamos privados da palavra, do alimento e da água durante 4 dias - quem tiver interesse vale procurar saber mais.
Depois do Temazcal fomos "plantados" dentro um Círculo Sagrado de rezos com tabaco, onde ficamos os 4 dias sem sair do cerrado brasileiro. Dentro deste círculo, com aproximadamente 25 m², a barraca, ou rede, e mochila. Quando montei a barraca tinha acabado de chover muito e procurei onde não havia tanta água, mas intuitivamente a barraca ficou no sentido leste e oeste para frente. A leste a barraca tinha janela que permitia o sol da manhã entrar e fazer a ventilação cruzada que ajudou nos horários de sol a pino, assim como a lona prata metalizada refletiu o radiação solar. Veja como uma simples barraca pode nos trazer diversas questões de arquitetura, conforto e ambientação.
A experiência de tempo vai muito além do conforto da barraca, pois é sentida através das horas com o movimento do Sol. Por causa da sombra a frente oeste era o refúgio da manhã e os fundos leste o da tarde, sendo que no horário de pico a barraca era o melhor lugar. Sempre saudando as 4 direções, fundamentais nas práticas xamânicas e nos projetos de ARQUITETURA, FENG SHUI e HARMONIZAÇÃO.
O confinamento na natureza é sentido de outra maneira que um confinamento entre 4 paredes, pois tem a imensidão do céu com a força do sol durante o dia e estrelado na noite, as montanhas, horizontes amplos, vegetação abundante e animais. Tudo isso de uma certa forma está presente com muita intensidade, pois estamos num LUGAR por 4 dias sem nada a fazer, no silêncio e restritos da nossa nutrição. Claro que as sensações do corpo são muito ruins, você está a prova total, e isso também influencia na percepção do LUGAR e te obriga a olhar para dentro de uma forma ou de outra, para o LUGAR interno. Pedia chuva para beber a água que caísse no meu círculo.
A prática xamânica tem raízes profundas onde o objetivo é se conhecer (Conhece-te a Ti mesmo...), é um rito de passagem, o primeiro portal é o SUL, cor vermelha, da HUMILDADE, para quem faz o compromisso completo são mais 3 portais: LESTE de 7 dias, OESTE de 9 dias e NORTE de 13 dias, onde algum alimento e água é levado.
É de fato uma experiência de LUGAR, como todas as nossas experiências são. A questão que trago é o sentido de presença que passa a ser atemporal, aquele momento e LUGAR único.
Mesmo dentro da barraca e círculo podia mapear o Baguá e organizar as áreas, minha mochila e roupas ficaram na área de RELAÇÕES afinal era com elas que me relacionei sozinho e o colchonete ocupava RIQUEZA, FAMÍLIA E SABEDORIA. Podem dizer que melhor era a entrada voltada para LESTE, onde o Sol da manhã trazia SUCESSO, mas gostei mesmo da minha porta a OESTE para o sol se dirigia, mesmo que seja uma quebra de paradigma, ali quando armei a barraca correu a ÁGUA da CARREIRA. De toda a forma os 5 elementos presentes.
Hoje os chineses comemoram o ano 4716, o FENG SHUI dos primeiros xamãs da china tem quase isso, era a arte do K'na-yu que significa literalmente "a forma do território" baseada na compreensão das vias do céu e das vias da terra.
De elemento terra, a energia do cão de 2018 está conectada diretamente ao lógico e racional, onde ideias e estratégias bem estruturadas encontrarão mais chances de alcançarem o sucesso. O fogo e metal também estarão presentes na energia do cão, e isso indica que para a construção de uma estrada de realizações será necessário que haja sinceridade e respeito aos demais.