terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

LUGAR Quântico

Afinal que LUGAR é esse?

São os lugares onde vivemos e atuamos expresso nas manifestações físicas que compõem a ARQUITETURA e no CHI - Energia Vital - que permeia o LUGAR.

Esses lugares possuem significados particulares e se relacionam conosco em reciprocidade, ou seja somos influenciados por ele também em conexão. Por isso a consciência do LUGAR é tão importante a própria harmonização do SER.

Como fazemos no ambiente físico? 

  • Percebemos aquilo que o LUGAR nos transmite e o que devemos mudar para a sua harmonização, visando nosso bem estar geral.   
  • Mapeamos no LUGAR através do FENG SHUI as 9 áreas da nossa vida.  
  • Propomos a geração e controle dos 5 elementos para melhorar a circulação do CHI do LUGAR 
  • Identificamos áreas estagnadas no LUGAR para serem movimentadas. 
E no sutil energético?
  • Realizamos Limpezas Energéticas nos Espaços. 
  • Cerimônias de Harmonização Ambiental da Geobiologia.   

Dessa forma realizamos as correlações quânticas e através delas podemos nos conectar com outras pessoas a distância e instantaneamente, com lugares, com acontecimentos, e com coisas distantes. Na vida prática, nas relações, nas atividades e nos projetos usamos como recursos para atrair pessoas que interessam aos nossos projetos e para compor os contextos adequados e necessários para aquilo que desejamos.

O LUGAR Quântico busca o direcionamento positivo para os nossos propósitos, metas e objetivos.

 



















Gabriel Menna Barreto é arquiteto, consultor de feng shui, hamonização de ambientes e ativista quântico.
lugarquantico@gmail.com




        

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

LUGAR do FENG SHUI

O Feng Shui que pratico tem uma abordagem "Chi" de reconhecimento da energia vital dentro de um ambiente. A ideia é a percepção integral do LUGAR com uma leitura diagnóstico da energia, realizada da mesma forma que uma leitura de pulso dada por um acupunturista.

Uma das coisas que procuro ensinar na minha consultoria é buscar entrar no seu espaço como se estivesse entrando pela primeira vez e procurar fazer uma leitura de significados. O LUGAR traz também a expressão da nossa identidade, que uma vez reconhecida pode ser sutilmente transformada através do Feng Shui. Gosto dessa abordagem por que desmistifica um pouco a crença pura e simples na prática do Feng Shui, e nos coloca como agente de transformação, e se adapta melhor a interações com o LUGAR.














Como a ferramenta do Feng Shui através de uma mapa - o Baguá - nos possibilita co-criar a realidade que se imagina, através das indicações dadas pela leitura do LUGAR?

VENDO
As visualizações com os olhos da mente são muito importantes no Feng Shui dos ambientes, pois ele nos transmite as imagens que desejamos criar e uma vez que nos conectamos diariamente tenderemos a sua manifestação. Em outras palavras o FENG SHUI através da aplicação do "Baguá" nos auxilia a visualizar o desejo, pois no LUGAR, através das 9 áreas, estamos mentalizando com pensamentos e ideias nossas intenções, e propósitos de êxito. 

SENTINDO
Sentir é projetar com o emocional e a sensação emocional é igualmente criativa.  O LUGAR precisa também ser sentido no Feng Shui funcionar, em outras palavras a pessoa tem que estar aberta emocionalmente para a realização e manifestação de suas intenções. Além da visualização e pensamento da mente o sentir é parte importante pois nos coloca inteiro no processo de transformação, pois nos ligamos através das emoções a ideia. Uma a pessoa que quer melhorar sua área de Relações por mais que mentalize com Feng Shui a área específica se não se abrir emocionalmente para sentir a realização, estará parcialmente manifestando sua intencionalidade. Precisamos estar inteiros, por isso é onde trabalhamos as técnicas de meditação, a recitação de mantras, e os mudras.
       
SENDO 
É partir para ação. Manifestar aquilo que mentalizamos os e sentimos exige agir. Na área das Relações também precisamos fazer algo, sair para conhecer pessoas fará realizarmos, se ficarmos em casa não encontraremos ninguém. Já área da Carreira precisamos ir atrás, distribuir currículos no caso de emprego, divulgação no caso de venda e assim por diante. Essa é a experiência de LUGAR, na interação entre pessoas, objetos e espaços onde ocorrem os eventos. 

A abordagem "Chi" do Feng Shui é a da consciência, neste sentido é um caminho de autoconhecimento e realização. O "Chi" circula energeticamente no nosso corpo e circula energeticamente no LUGAR, é inalada para dentro da casa e flui de acordo com a sua estrutura interior. A posição dos cômodos, assim como a arrumação dos móveis, poderão ser ou não favoráveis ao fluxo de energia. Se a energia que fluir for boa, então seus moradores terão saúde e fortuna. Todos temos algum grau de conhecimento e sensibilização sobre o LUGAR, o nosso objetivo é aumentar a  conscientização para melhorar a qualidade destes e de quem os vivencia. 

O Feng Shui tem que estar condizente com a observação, onde o importante é a realidade constatada, não a história construída, não é uma linguagem última e determinista, portanto autoritária que diz as coisas pela última vez. O conceito do Feng Shui nos aponta para onde devemos caminhar e devemos nos aprofundar dentro de nós mesmo no EU SOU.





















O LUGAR, pela constatação das energias complementares Yang - CRIATIVO - e Ying - RECEPTIVO - é um cenário onde identificamos os 5 elementos e as 9 áreas como um mapa orientativo.   

TAO é o caminho.

Gabriel Menna Barreto
61-99671-0810
Arquitetura °  Feng Shui ° Harmonização Ambiental
lugarquantico@gmail.com

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

LUGAR: Busca da Visão 2018

As vivências xamânicas de um modo geral trazem muito a experiência de LUGAR.

Já escrevi a respeito dos Círculos do Fogo Sagrado onde mesmo com poucos elementos construídos, sejam pedras ou estacas os espaços energéticos se configuram - sem paredes; e também sobre o Temazcal Sagrado com a geometria da tenda para esta cerimônia. Quanto a busca da visão o LUGAR adquire a dimensão temporal com maior intensidade, mesmo por que estamos privados da palavra, do alimento e da água durante 4 dias - quem tiver interesse vale procurar saber mais.





Depois do Temazcal fomos "plantados" dentro um Círculo Sagrado de rezos com tabaco, onde ficamos os 4 dias sem sair do cerrado brasileiro. Dentro deste círculo, com aproximadamente 25 m², a barraca, ou rede, e mochila. Quando montei a barraca tinha acabado de chover muito e procurei onde não havia tanta água, mas intuitivamente a barraca ficou no sentido leste e oeste para frente. A leste a barraca tinha janela que permitia o sol da manhã entrar e fazer a ventilação cruzada que ajudou nos horários de sol a pino, assim como a lona prata metalizada refletiu o radiação solar. Veja como uma simples barraca pode nos trazer diversas questões de arquitetura, conforto e ambientação.




A experiência de tempo vai muito além do conforto da barraca, pois é sentida através das horas com o movimento do Sol. Por causa da sombra a frente oeste era o refúgio da manhã e os fundos leste o da tarde, sendo que no horário de pico a barraca era o melhor lugar. Sempre saudando as 4 direções, fundamentais nas práticas xamânicas e nos projetos de ARQUITETURA, FENG SHUI e HARMONIZAÇÃO.

O confinamento na natureza é sentido de outra maneira que um confinamento entre 4 paredes, pois tem a imensidão do céu com a força do sol durante o dia e estrelado na noite, as montanhas, horizontes amplos, vegetação abundante e animais. Tudo isso de uma certa forma está presente com muita intensidade, pois estamos num LUGAR por 4 dias sem nada a fazer, no silêncio e restritos da nossa nutrição. Claro que as sensações do corpo são muito ruins, você está a prova total, e isso também influencia na percepção do LUGAR e te obriga a olhar para dentro de uma forma ou de outra, para o LUGAR interno. Pedia chuva para beber a água que caísse no meu círculo.



A prática xamânica tem raízes profundas onde o objetivo é se conhecer (Conhece-te a Ti mesmo...), é um rito de passagem, o primeiro portal é o SUL, cor vermelha, da HUMILDADE, para quem faz o compromisso completo são mais 3 portais: LESTE de 7 dias, OESTE de 9 dias e NORTE de 13 dias, onde algum alimento e água é levado.
















É de fato uma experiência de LUGAR, como todas as nossas experiências são. A questão que trago é o sentido de presença que passa a ser atemporal, aquele momento e LUGAR único.

Mesmo dentro da barraca e círculo podia mapear o Baguá e organizar as áreas, minha mochila e roupas ficaram na área de RELAÇÕES afinal era com elas que me relacionei sozinho e o colchonete ocupava RIQUEZA, FAMÍLIA E SABEDORIA. Podem dizer que melhor era a entrada voltada para LESTE, onde o Sol da manhã trazia SUCESSO, mas gostei mesmo da minha porta a OESTE para o sol se dirigia, mesmo que seja uma quebra de paradigma, ali quando armei a barraca correu a ÁGUA da CARREIRA. De toda a forma os 5 elementos presentes.

Hoje os chineses comemoram o ano 4716, o FENG SHUI dos primeiros xamãs da china tem quase isso, era a arte do K'na-yu que significa literalmente "a forma do território" baseada na compreensão das vias do céu e das vias da terra.

De elemento terra, a energia do cão de 2018 está conectada diretamente ao lógico e racional, onde ideias e estratégias bem estruturadas encontrarão mais chances de alcançarem o sucesso. O fogo e metal também estarão presentes na energia do cão, e isso indica que para a construção de uma estrada de realizações será necessário que haja sinceridade e respeito aos demais.

O Buscador

Lealdade aos nossos propósitos.