quarta-feira, 30 de julho de 2008

GALERIA DE IMAGENS 1

Estamos organizando álbuns para conhecerem de forma mais ampla a produção dos arquitetos - temos muitos projetos para mostrar dessa forma.
A idéia é agilizar os processos do olhar interligando os endereços. Saudações. M.B.

FACHADAS HISTÓRICAS

sábado, 19 de julho de 2008

Apartamento em São Leopoldo


Ampliar o espaço foi a alternativa escolhida, a partir da transformação de um dormitório em home-theater, criando-se assim um móvel com painéis moveis [com ilustrações de Andy Warhol], o que flexibilizou a comunicação entre os ambientes possibilitando isolamento quando necessário. Ficou uma beleza que nen o 3d, só que o cliente não deixou fotografar pronto....


.... e citando o Barão de Itararé:

“A esperança é o pão sem manteiga dos desgraçados.”

Ou ainda:

“Quem só fala dos grandes, pequeno fica.”

Monumento aos Lanceiros Negros

'...um monumento, um sonho de liberdade trazido à tona pela espiral do tempo, perpetuado na memória dos injustiçados....'

concurso - RS - 2006


O monumento proposto representa a força do Movimento Negro, a lança que atravessa a espiral do tempo em vários momentos de sua trajetória, desde o ato do lançamento até o seu destino.
A escultura é união de nove lanças, soldadas entre si na base configurando uma estrutura monolítica. Cada lança é composta por dois materiais, o aço cor-ten que tem função estrutural e o granito, de preenchimento.

Resgatando a memória deste episódio, a sutil implantação do monumento contribui para qualificar este flanco do Parque Farroupilha, e que traz a referência da heróica contribuição dos lanceiros negros na história desta Revolução.

a equipe: Walter Rodrigues, Paula Carmona, Gabriel Menna Barreto, Rodrigo Allgayer e Felix Bressan.

Memorial aos Lanceiros Negros

‘...a vós bradamos degradados filhos de Eva
e a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas...’


A interpretação do Sítio de Porongos nos levou a imaginar o espaço propício à reflexão sobre a liberdade, a partir da perspectiva do Negro, trazido como escravo para esta terra, mas que ainda assim não perdeu o sonho e a esperança de uma nova vida. Livre.

Entre tantos tristes e vergonhosos episódios da história dos negros no Rio Grande do Sul e no país, o Projeto Porongos resgata essa infâmia quando a mesma adquire certa dimensão épica, ao encerrar tragicamente a notável contribuição dos negros na luta libertária dos Farrapos.


Através de uma visão pedagógica mais recente, este projeto oferece um forte marco referencial, ao propor a construção do Memorial e Monumento aos Lanceiros Negros. Mais do que a saga de um povo, a iniciativa traz consigo um maior visibilidade para amplos ideais de justiça e igualdade, eterno sonho e luta permanente dos povos, profissão de fé e vocação da humanidade; conceito que deverá nortear as propostas para a obra, nas suas diversas escalas de intervenção.

Memorial aos Lanceiros Negros - busca-se surpreender na sensação do percurso escondido pela mata até a chegada humilde, por baixo dos cerros, ao vale, que se abre para receber e fazer pensar mais sobre nossa condição humana. A edificação do Memorial insere-se como elemento coadjuvante na paisagem, dele visualizamos o conjunto de morros do sítio. Ao mesmo tempo em que ele protege também se abre nas linhas de pedra, onde a água que escorre lembra as lágrimas derramadas, e proporciona ainda outra surpresa ao ver reconstruído a figura de um Lanceiro Negro, numa perspectiva peculiar das esculturas abstratas, neste ponto de visualização único.

Stockholm City Library

concurso internacional > 2006


A partir do edifício existente projetado por Gunnar Asplund em 1924, cria-se o novo volume que intercepta os anexos existentes e conecta-se à biblioteca atual promovendo sua expansão.
A marcação do novo acesso se dá por um pé-direito de 15 m, originando um novo espaço de convívio na Spelbomskan Square.
A proposta valoriza o magnífico entorno existente da Observatory Hill, respeitando as preexistências e marcando a intervenção com uma edificação contemporânea.





equipe:
Rodrigo Allgayer
Patricia Gubert Neuhaus

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Armário Gelado...

Buenas, seguindo nesta onda do ecodesign, e estas caixinhas que são o compartimento do congelador em refrigeradores?


Muitas delas são encontradas em ferros-velhos da cidade.....
Pensamos em criar umas prateleiras com elas, pintando com tinta automotiva e agregando umas peças de conexão, pode-se compor varias configurações de montagem.



Projeto desenvolvido em parceria com as colegas de Ecodesign da Pos, a Camila Tessman e a Sara Copetti Klohn.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Orelhões – continuação

Um estudo de cores para o acabamento, e......


expandindo este conceito, pensamos em trazer um aspecto lúdico ao projeto, compondo esferas em preto e branco com símbolos do popular jogo de xadrez. Assim, um tapete quadriculado acompanha o conjunto, e ao retirar as esferas do interior da concha, pode-se jogar xadrez simplesmente utilizando os contatos em velcro das esferas com a superfície aveludada do “tabuleiro-tapete”.

Este projeto foi desenvolvido por Rodrigo Allgayer para a disciplina de Ecodesign, na pós-graduação em Design e Tecnologia da UFRGS, e não poderíamos deixar de mencionar que esta idéia nasceu em parceria com nossa amiga e genial colega Paula Carmona, que atualmente esta no Rio de Janeiro cursando mestrado em Design pela ESDI. Paulinha, um beijo pra você! [Quem sabe um dia não colocamos esta idéia em prática?]

Pra quem se interessar mais pelo assunto, recomendamos o site http://www.orelhao.arq.br/

Orelhões? O que fazer com eles?



Um projeto de Ecodesign

A partir do reaproveitamento da carcaça de orelhões, projetamos um pé metálico, aparafusado na base, de forma a erguê-lo do solo permitindo o uso como poltrona para crianças. A intenção é valorizar o produto pela intervenção com um novo design agregado ao belo formato da concha reaproveitada.

Para compor a solução do estofamento, a idéia é criar uma serie de esferas estofadas, cujo recheio pode ser resíduo de espuma ou plástico de sacolinhas de supermercado, grande vilão do lixo urbano e cujo acumulo traz uma série de problemas. O tecido do estofamento agrega uma parte em velcro, o que permite manter as esferas unidas dentro da concha.