segunda-feira, 28 de março de 2016

Saindo do Papel

O melhor dos mundos, é nossos projetos e sonhos saírem do papel. Quando o sonho é a casa de um amigo, este torna-se especial.
Ainda em obra, no entanto já dá para ver o "skyline" de Maringá/PR da varanda do 2° pavimento e a volumetria do sobrado compondo com os vizinhança.
A técnica construtiva pode ser convencional neste caso,  mas tomamos os cuidados elementares de iluminação e ventilação natural que certamente trarão mais conforto para os usuários.

Sds.
Gabriel B. M. B. Gomes    
  



segunda-feira, 7 de março de 2016

Bioarquitetura_Praça Central de Maquiné_RS




Nesse processo de rever projetos. O projeto da Praça Central de Maquiné em particular tem o que falar: desde a captação dos recursos, até a inauguração.
Quem diria que anos mais tarde eu estaria no lado aposto aprovando projetos das prefeituras no FNDE.
A maior satisfação foi ver na inauguração as crianças brincando no play-ground, sendo que o município não tinha nenhum equipamento deste porte.
Já o centro de informações turísticas foi um projeto bioconstruído concebido e executado coletivamente com a Ação Nascente Maquiné - ANAMA - http://www.onganama.org.br/ - no nosso projeto coube somente reservarmos a área. E ainda tivemos que elaborar um parecer técnico defendendo e localização deste no acesso principal como elemento principal do conjunto. Isso é parte da história.
Sds.
Gabriel B. M . B. Gomes



Revisão das quadras cobertas com vestiário_FNDE


Bom perceber um ganho significativo no processo da tomada de decisão arquitetônica. Na revisão das quadras - coberturas e projeto completo doado pela SEDUC Ceará - fizemos a opção pelo amarelo na estrutura e cobertura branco standard.
O amarelo é uma cor identificada com a educação, Esta identificação surgiu  com os estudos norte americanos para os ônibus escolares pintados de amarelo porque constatou-se ser a cor mais visível à distância, além das letras pretas indicando “ônibus escolar” provarem ser mais visíveis no fundo dessa cor, principalmente ao amanhecer e entardecer. 
E o branco na telha pera melhor refletir a luz, melhorando assim o desempenho da cobertura.
Nestas horas é que percebemos o impacto das nossas decisões ainda mais em programas de grande proporções. Quadras mais iluminadas. 

Sds.
Gabriel B.M.B. Gomes   


sexta-feira, 4 de março de 2016

Vivência de bioarquitetura

Revendo a minha primeira experiência com bioarquitetura no Atelie do Fórum Social Mundial em 2005.
O melhor de tudo é ver os espaços sendo usados e constatar "in loco" a diferença de qualidade na questão da habitabilidade comparado com as tendas de eventos tradicionais, dependentes de uma climatização artificial. O trabalho coletivo também é uma experiência muito enriquecedora.
Acabou influenciando no projeto da Praça Central de Maquiné/RS e na concepção do módulo Terra do Pronacampo.  


Espaços Sagrados - Xamânicos

A vivência dos trabalhos xamânicos traz a clareza da perspectiva que o espaço é bem mais que o definido por tetos e paredes. Com delimitações simbólicas e a igreja simples a céu aberto reforça a idéia que a espiritualidade está dentro de nós e nos coloca frente a imensidão de forma contundente.
Não que essa idéia de espaço eu já não tenha sentido em outros trabalhos espirituais ao ar livre, mas a forma como se trabalha no espaço é um pouco diferente, ambas reforçam a questão da nossa ação no tempo se dar espacialmente, e se aquilo que apresentamos nos define muito mais do que pensamos, ou o que pensam a respeito da gente (citando Francisco Corrente) então o ESPAÇO tem um papel fundamental. 
O interessante é que pequenos itens possam definir um círculo de proteção e cura.  
Foram muitas bençãos, pois não choveu nenhum dia, o que poderia prejudicar as cerimônias.
Breve, postarei algumas publicações de templos que projetamos para alguns centros.
Saudações.
Gabriel B. M. B. Gomes 
P.s.: fico feliz que a primeira postagem de 2016 seja essa, meu último ano de contrato e buscando expandir novos horizontes, assim como quando eu vim para o Planalto Central do Brasil em 2010.  






























Centro de Cultura Xamânica Batkol - Núcleo Rural do Lago Oeste
Jardim de Juramidam - Alto Paraíso