sexta-feira, 30 de dezembro de 2016
terça-feira, 8 de novembro de 2016
HARMONIZANDO AMBIENTES
"Como seres humanos somos muito sensíveis ao ambiente ao nosso redor. Podemos entrar em uma casa onde houve uma discussão e imediatamente snetir a tensão no ar, mesmo que ninguém diga nada. Da mesma forma, podemos sentir o ambiente de paz e calma de uma igreja, templo, mesquita ou sala de meditação. Um ambiente negativo pode nos influenciar ou podemos optar por influenciá-lo. Usar as virtudes, ter pensamentos positivos, praticar boas ações são algumas maneiras de criar uma atmosfera positiva onde quer que estejamos."
Vivendo Nossos Valores, Brahma Kumaris, 2014.
Vivendo Nossos Valores, Brahma Kumaris, 2014.
DOMOTERAPIA - Criando Espaços
Todo trabalho sério de DOMOTERAPIA sério passa pelo processo de liberação e renovação dos espaços para permanecer somente o que tem significado em nossas casas. Com a INTENÇÃO profunda podemos realizar as transformações desejadas em nossas vidas, através dos ambientes que habitamos.
Tenho recebido várias mensagens neste sentido e compartilho aqui.
Como Arquiteto e Domoterapeuta fico a disposição para consultoria técnica.
Cordiais saudações.
Tenho recebido várias mensagens neste sentido e compartilho aqui.
Como Arquiteto e Domoterapeuta fico a disposição para consultoria técnica.
Cordiais saudações.
terça-feira, 11 de outubro de 2016
A VIDA É RELACIONAMENTO
Assim começa a introdução do Amar e ser Livre - As bases para uma nova sociedade, do Sri Prem Baba. Parece óbvio, mas esquecemos. Com a arquitetura, espaços e ambientes também é um relacionar-se da mesma forma, de onde o olhar atento pode perceber diversos aspectos sobre nós mesmos e usarmos os ambientes de modo terapêutico. Sds.
As flores por excelência são na matéria o que mais representa a manifestação espiritual. São importante instrumento terapêutico, muito utilizado pelo IKEBANA - arte de arranjos florais, acompanhado das devidas intenções.
sexta-feira, 7 de outubro de 2016
Domoterapia ° Feng Shui ° Oráculo Quântico
OM MANI PADME HUM
Consulta de DOMOTERAPIA através do FENG SHUI para o ORÁCULO QUÂNTICO.
A limpeza das áreas é a primeira constatação importante, a organização neste trabalho é essencial para a ativação das intenções e oferecimentos em cada área relacionada a um trigrama do I CHING.
No caso o acesso ocorre pelo trigrama Chien, uma área de parcerias e amizades, e o trigrama Sun torna-se uma área estratégica para o negócio prosperar. Esta área precisa ser cuidada com carinho especial e ativada com o movimento dos ventos ou d'água, mas é claro que a harmonização do ambiente necessita do cuidado integral de todos as áreas.
O trabalho de DOMOTERAPIA também envolve a aplicação das técnicas da Geobiologia.
Baguá - De acordo com a Escola do Chapéu Negro uma bússola esquemática.
Aplicação do Baguá em planta baixa - definindo as 9 áreas
A recomendação é entrar no seu estabelecimento como se fosse um cliente e como se fosse a primeira vez. Olhar com os olhos do Feng Shui para gerar o movimento do Vento (respiração) e Água (circulação).
O trabalho e estudo do Sergio com a Bússola Cósmica - I CHING - dentro desta perspectiva quântica é bem promissor e orientativo. E em conjunto com o Feng Shui, Tai chi e etc tem como prestar ajuda terapêutica valiosa nos processos de autoconhecimento e bem estar.
Vamos acompanhando os resultados positivos.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
Os Doze Sentidos e os sete processos vitais
"A nossa experiência no mundo depende fundamentalmente da nossa percepção. A percepção é um processo cognitivo, uma forma de conhecer o mundo. Embora todos os processos cognitivos estejam interconectados, a percepção é o ponto em que cognição e realidade encontram-se e, talvez, a atividade cognitiva mais básica da qual surgem todas as outras. Precisamos levar informações para a mente antes que possamos fazer alguma coisa com elas. A percepção é um processo complexo que depende tanto do meio ambiente como da pessoa que o percebe, e a essência desse processo é a experiência sensorial, a vivência da realidade por meio do Mundo dos Sentidos."
Publicado na Biblioteca Virtual de Antroposofia
Os Doze Sentidos e os sete processos vitais- Rudolf Steiner
Publicado na Biblioteca Virtual de Antroposofia
Os Doze Sentidos e os sete processos vitais- Rudolf Steiner
Fonte: https://corpoconsciente.wordpress.com/tag/sentidos/
A percepção dos espaços e ambientes criados pela arquitetura é dada pelo conjunto dos sentidos.
A percepção dos espaços e ambientes criados pela arquitetura é dada pelo conjunto dos sentidos.
Texto excelente. Sds.
terça-feira, 13 de setembro de 2016
Cartão do Arquiteto.
Experimentando um cartão de visitas, em processo. Ainda vou trazer o número para frente e colocar mais uma especialidade que são os templos. E no endereço pensei em colocar brincando "entre o Atlântico e o Pacífico". Sds.
terça-feira, 6 de setembro de 2016
Harmonização: sentindo e experienciando os espaços.
Minha ideia original é fazer uma postagem para cada um dos cinco sentidos básicos e seus elementos correspondentes e aprofundar bastante o estudo da domoterapia, mas para iniciar setembro resolvi fazer uma breve introdução de como a integração de terapias a eles relacionadas contribuem para a harmonização ambiental e o Feng Shui de uma residência, ou local de trabalho.
VISÃO
Dentre os sentidos básicos a visão é, numa primeira análise, o que tem uma relação maior com a arquitetura como é percebida pelo leigo, visto que são composições de formas e cores que impactam o olhar.
As formas geométricas trazem significados e se relacionam com os 5 elementos (cultura tradicional chinesa), assim como e as cores também trazem seus significados e vibrações sensoriais, bastante estudadas da cromoterapia.
Um ambiente é mais alegre e solar com o amarelo. Uma linha horizontal ou vertical tem seus signos, esta última nos ajuda na concentração, enquanto a primeira nos remete a vastidão do horizonte. Ou ainda, "tudo é geometria".
TATO
O tato nos traz fortemente a questão das texturas e materiais, perceptíveis ao toque.
Na cultura tradicional chinesa são 5 elementos a serem equilibrados (A Teoria dos Cinco Elementos, ou Cinco Fases, integra a base da teoria da Medicina Tradicional Chinesa. Os primeiros registros referentes a esta teoria datam do período que permeia os séculos 476-221 a.C., marcando a observação e obtenção de padrões dentro da natureza, e a sua extensão ao organismo humano.), entram a madeira e o metal, e nesta cultura o ar não é considerado um elemento, sendo o "QI" - a força cósmica que criou e permeia todo o universo.
- Metal
- Água
- Madeira
- Fogo
- Terra
O sentido das paixões, tem muita tradição em diversas culturas, desde a perfumaria ocidental até os incensos orientais - nos shoppings e grandes centros comerciais, é usado como estratégia de captar o cliente para a experiência de compra. Os estudos de aromaterapia cresceram e hoje temos vários sistemas de óleos essenciais - http://terra-flor.com/ - que atendem a diversas necessidade terapêuticas. São fundamentais para o trabalho da Geobiologia na Harmonização Ambiental.
AUDIÇÃO
A música por si já é terapêutica, no entanto a musicoteapia é um estudo essencial para a harmonização de ambientes. O som de diversos instrumentos (tambores, sinos, maracás), da natureza, golfinhos, da voz (mantras, sutras) e músicas específicas podem alterar a atmosfera de um local e elevar as vibrações. Todos já passamos por experiências que intuitivamente nos comprovam a importância da audição. Assim como o olfato, também é usada estrategicamente em diversos ambientes: comerciais, consultórios e etc.
O ritmo, a vibração, o timbre, a frequência e notas específicas são usadas em trabalhos terapêuticos da domoterapia, da limpeza à manutenção energética.
Tabela com a correspondência da teoria dos 5 elementos (onde cada elemento já corresponde a um sentido).
PALADAR
Como podemos ter água na boca por um ambiente? Temos como provar um espaço? Ao meu ver se interliga com todos os outros sentidos, comemos com os olhos, sentimos o olfato, a textura do prato, ops, do lugar. Uma casa pode ser doce ou amarga, com certeza a alimentação e nutrição é uma ferramenta poderosa de transformação e serve como os demais sentidos como uma forma de oferenda. Neste sentido, figurado, podemos saborear um espaço - são atribuídos no Feng Shui sabores aos cinco elementos.
Uma vez entendido que o espaço não é só a composição de barreiras e elementos físicos que o compõem, mas sim os eventos que ali ocorrem, deslocamentos e movimentos de corpos, fica mais fácil o entendimento de como as técnicas do Feng Shui e os cinco elementos estão interagindo nos ambientes e como nossos sentidos percebem estas interação.
5 ELEMENTOS COMO MOVIMENTOS:
Madeira: (FORMAÇÃO) – solidez, produção
Fogo: (ASCENÇÃO) – calor, impulso, combustão
Terra: (ESTABILIZAÇÃO) – nutrição
Metal: (CONTRAÇÃO) – solidez, congelamento, resiliência
Água: (DESCIDA) – liquidez, fluidez, solução
Os sentidos não se esgotam nestes cinco conhecidos, temos o magnético entre outros (há quem diga que são 21 sentidos) a serem considerados também na harmonização ambiental. A questão intrínseca é a tomada de consciência da interação existente entre o corpo (considerado nossa primeira casa) e o espaço edificado (terceira casa, já que a vestimenta é o segundo abrigo) e estreitar positivamente esta relação através dos sentidos. Sds.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Bom perceber um ganho significativo no processo da tomada de decisão arquitetônica. Na revisão das quadras - coberturas e projeto completo ...
-
Considerando nossa CASAS também como um corpo, devemos cuida-la com todo amor e carinho da mesma forma que devemos cuidar de nos mesmos, das...
-
Este projeto tenho um carinho especial desde a sua concepção e no seu acompanhamento da execução e dos trabalhos. Sds. Gabriel B. M. B. G...